Mitos sobre o câncer

Encontre aqui informações relevantes sobre este tema

Introdução

Embora possam até fazer sentido, certas ideias populares sobre como o câncer começam e se espalhar mesmo sem evidências científicas que a suporte. O problema é que ideias erradas sobre o câncer podem levar a preocupações desnecessárias e até impedir boas decisões de prevenção e tratamento. O objetivo aqui é fornecer as informações científicas mais recentes sobre alguns mitos e equívocos comuns sobre o câncer.

Comer açúcar piorará meu câncer?

Não. Embora pesquisas tenham mostrado que as células cancerígenas consomem mais açúcar (glicose) do que as células normais, nenhum estudo demonstrou de forma inequívoca que a ingestão de açúcar piorará seu câncer ou que, se você parar de comer açúcar, seu câncer encolherá ou desaparecerá. No entanto, uma dieta rica em açúcar pode contribuir para o excesso de ganho de peso e a obesidade está associada a um risco aumentado de desenvolver vários tipos de câncer.


sugar

Os adoçantes artificiais causam câncer?

Não. Pesquisadores realizaram estudos sobre a segurança dos adoçantes artificiais (substitutos do açúcar) sacarina, ciclamato; aspartame, acessulfame de potássio, sucralose e neotame e não encontraram evidências de que causem câncer em humanos. Todos esses adoçantes artificiais, exceto o ciclamato, foram aprovados pela Food and Drug Administration (FDA) para venda nos Estados Unidos.

O câncer é contagioso?

Em geral, não. O câncer não é uma doença contagiosa que se espalha facilmente de pessoa para pessoa. A única situação em que o câncer pode se espalhar de uma pessoa para outra é no caso de transplante de órgãos ou tecidos. Uma pessoa que recebe um órgão ou tecido de um doador que teve câncer no passado pode estar em risco aumentado de desenvolver um câncer relacionado ao transplante no futuro. No entanto, esse risco é extremamente baixo - cerca de dois casos de câncer por 10.000 transplantes de órgãos. Os médicos evitam o uso de órgãos ou tecidos de doadores com histórico de câncer.

Em algumas pessoas, o câncer pode ser causado por certos vírus (alguns tipos de papilomavírus humano ou HPV, por exemplo) e bactérias (como Helicobacter pylori). Embora um vírus ou bactéria possa se espalhar de pessoa para pessoa, os cânceres que algumas vezes causam não podem se espalhar de pessoa para pessoa.

Minha atitude - positiva ou negativa - determina meu risco ou provável recuperação do câncer?

Até o momento, não há evidências científicas convincentes que vinculem a "atitude" de uma pessoa ao risco de desenvolver ou morrer de câncer. Se você tem câncer, é normal sentir-se triste, zangado ou desanimado algumas vezes e positivo ou otimista em outras. Pessoas com uma atitude positiva podem ter mais chances de manter conexões sociais e permanecer ativas, e a atividade física e o apoio emocional podem ajudá-lo a lidar com o câncer.


humor

A cirurgia de câncer ou uma biópsia de tumor pode causar a propagação do câncer no corpo?

A chance de que a cirurgia faça com que o câncer se espalhe para outras partes do corpo é extremamente baixa. Seguindo procedimentos padrão, os cirurgiões usam métodos especiais e tomam várias medidas para impedir que as células cancerígenas se espalhem durante biópsias ou cirurgias para remover tumores. Por exemplo, se eles precisam remover tecidos de mais de uma área do corpo, eles usam diferentes instrumentos cirúrgicos para cada área.

Os telefones celulares causam câncer?

Não, não de acordo com os melhores estudos concluídos até agora. O câncer é causado por mutações genéticas, e os telefones celulares emitem um tipo de energia de baixa frequência que parece não danificar os genes o suficiente para aumentar o risco de câncer. Mas ainda tem sido campo de estudo e novas recomendações a respeito podem surgir nos próximos anos.


phone

O alimento para microondas em recipientes e embalagens de plástico libera substâncias nocivas que causam câncer?

Recipientes de plástico e embalagens rotuladas como seguras para uso no microondas não representam uma ameaça.


microwave

Existem evidências de que os recipientes de plástico que não se destinam ao uso no microondas podem derreter e potencialmente vazar produtos químicos em seus alimentos. Evite recipientes de plástico para microondas que nunca foram projetados para o microondas, como banheiras de margarina, recipientes para viagem ou tigelas de cobertura batidas.

Verifique se qualquer recipiente que você usa no microondas é rotulado como seguro para microondas.

Existem produtos à base de plantas que podem curar o câncer?

Não. Embora alguns estudos sugiram que terapias alternativas ou complementares, incluindo algumas ervas, possam ajudar os pacientes a lidar com os efeitos colaterais do tratamento do câncer, nenhum produto à base de plantas demonstrou ser eficaz no tratamento do câncer. De fato, alguns produtos à base de plantas podem ser prejudiciais quando tomados durante a quimioterapia ou radioterapia, pois podem interferir no funcionamento desses tratamentos. Pacientes com câncer devem conversar com seu médico sobre quaisquer produtos de medicina alternativa e complementar - incluindo vitaminas e suplementos de ervas - que possam estar usando.

Oncologistas não querem pacientes tentando tratamentos incomuns

Alguns pacientes temem abordar com seu médico sobre planos de tratamento natural ou “alternativo”. Esse medo é desnecessário.

Alguns medicamentos, ervas ou tratamentos alternativos têm má interação medicamentosa com os tratamentos padrões atualmente usados para combater o câncer e, por isso, devem ser evitados. Para a maioria essa interação é desconhecida. Desde que o paciente entenda e aceite possíveis riscos adicionais, na maioria das vezes os oncologistas não se sentem mal se o paciente quiser tentar uma abordagem complementar ou incomum para tratar o câncer.


doctor

Se você tiver dúvidas sobre o diagnóstico ou tratamento do câncer, pergunte a um oncologista especialista, que pode esclarecer conceitos errôneos e ajudar a determinar o plano certo para você.

Se ninguém na minha família teve câncer, isso significa que não tenho riscos?

Infelizmente não. A maioria dos cânceres é causada por alterações genéticas que ocorrem ao longo da vida de uma pessoa como resultado natural do envelhecimento e da exposição a fatores ambientais, como fumaça do cigarro e radiação. Outros fatores, como que tipo de alimento você come, quanto você come e se exercita, também podem influenciar seu risco de desenvolver câncer.


doctor

Antitranspirantes ou desodorantes causam câncer de mama?

Não. Os melhores estudos até agora não encontraram evidências que ligassem os produtos químicos normalmente encontrados em antitranspirantes e desodorizantes com alterações no tecido mamário.

As mulheres grávidas não podem receber tratamento contra o câncer

As mulheres grávidas que têm sintomas ou preocupações com o câncer devem consultar o médico imediatamente, pois obter atendimento médico precoce pode significar melhores resultados para a mãe e o bebê. As mulheres diagnosticadas com câncer durante a gravidez ainda podem ter opções à sua disposição.


doctor

Veja também