Câncer de Cabeça e Pescoço

Encontre aqui informações relevantes sobre este tipo de câncer

Introdução

Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que engloba os seguintes tumores:

  • Tumores de boca
  • Faringe (“garganta”)
  • Laringe (“caixa da voz”)
  • Cavidade nasal e nasofaringe
  • Seios da face
    • espaços preenchidos de ar localizados no interior dos ossos do crânio e face (onde ocorre a sinusite)
  • Glândulas salivares
  • Tireoide
ccp

De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), a cada ano surgem mais de 30 mil novos casos de cânceres que envolvem as regiões da cabeça e pescoço no Brasil.


Principais Sintomas

Um caroço no pescoço ou uma ferida na boca que não cicatriza é motivo de preocupação. Outros sinais de alerta incluem rouquidão ou garganta arranhada que não melhora e dor no pescoço, mandíbula ou orelhas. Você também pode ter sangramentos nasais frequentemente ou estar congestionado. Muitos desses problemas também podem ser causados por outras condições. A ausência de melhora espontânea em 1 ou 2 semanas deve levar a procura médica.

neck-examn
Fatores de Risco

Cigarro e álcool

Esses são os dois fatores de risco mais comuns para o câncer de cabeça e pescoço, principalmente os cânceres de cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe. Só o tabaco é responsável por mais de 75% de todos os casos de câncer de cabeça e pescoço.

Pessoas com o papilomavírus humano (HPV) também têm chances maiores, e a saúde bucal ruim também pode aumentar suas chances. Má higiene da cavidade oral e história familiar também são apontados como fatores de risco.

Como Prevenir

Parar de fumar e diminuir o consumo de bebidas alcoólicas. Ademais, visitar o dentista regularmente.

cigarro

Para reforçar: 5. Ficar atento aos sintomas persistentes, como manchas avermelhadas ou brancas na boca, aftas, lesões nos lábios que não cicatrizam, rouquidão que não melhora, nódulos no pescoço, dificuldade para engolir e mudança na voz, é fundamental para buscar um serviço de saúde, identificar o câncer e realizar um diagnóstico precoce.

Diagnóstico

O primeiro passo para o diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço é a avaliação do histórico clínico completo do paciente, além de um exame físico para avaliar possíveis sintomas de câncer. Nos tumores de laringe, hipofaringe e nasofaringe, usa-se um nasofibrolaringoscópio, aparelho que dispõe de uma fibra óptica dotada de uma luz intensa na extremidade para permitir a visualização da cavidade nasal. Além desses métodos, para a obtenção do diagnóstico o médico pode pedir outros exames de imagem e de laboratório, como: Ultrassonografia, Radiografia, Tomografia computadorizadas, Ressonância nuclear magnética e PET- CT. Confirmada a lesão, realiza-se a biópsia. O material é enviado para exame microscópio.

Tratamento

O tratamento dos cânceres de cabeça e pescoço varia de acordo com o local e de quão avançado está a doença. O prognóstico dos cânceres de cabeça e pescoço varia conforme seu estadiamento. Nos casos precoces, podemos falar em cura em torno de 70% a 90%. Já nos tumores maiores, com estágio avançado, a sobrevida cai para de 30% a 50%.

As opções incluem:

  • Quimioterapia
  • Terapia-alvo
  • Radioterapia
  • Cirurgia
  • Imunoterapia

Veja também